terça-feira, 30 de junho de 2015

Encontro Regional da Pascom termina com boas propostas para os quatro eixos de ação pastoral no Maranhão

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação das dioceses do Maranhão foi concluído com sucesso na manhã de domingo (28/06/2015) na Casa de Retiros Oásis, tendo como ponto alto de encerramento a Santa Missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, na Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, dois grandes comunicadores da Palavra de Jesus Cristo.
Depois do café da manhã e da oração inicial, foi ministrada a última palestra do Encontro, uma dobradinha dos dois Assessores da CNBB, Padre Rafael Vieira e jornalista Ricardo Alvarenga, trabalhando o tema "A Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom", baseado no Capítulo 10 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Os formadores apresentaram a importância e sugestões de cada um dos quatro eixos de ação propostos para a Pastoral: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade.
A formação é condição indispensável para o crescimento das Pascom´s, tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes pastorais, não apenas nas capacidades técnicas, mas no conhecimento dos projetos evangelizadores da Igreja. A produção é o eixo geralmente mais desenvolvido pelas Pascom´s, no Maranhão não é diferente, ela é importante iniciativa para sustentação da Pastoral, mas não é a única. A elaboração de materiais deve ser diversificada, pois há subsídios para guiar a criação de textos para meios impressos e digitais, áudios e vídeos que deem sustento e visibilidade ao trabalho da Pascom, dando a merecida atenção à internet, rádio, televisão e redes sociais.
A espiritualidade é a garantia do sentido pastoral das ações comunicativas, é fundamental cultivá-la mediante retiros, leitura orante na ótica comunicadora, reflexões conjuntas sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação e o essencial é fazer com que todos os comunicadores católicos e alimentem com frequência da Palavra de Deus e da Eucaristia. E a articulação busca promover uma troca necessária de experiências para uma Pascom ajudar a outra e desenvolver ações em parceria atendendo aos níveis paroquial, diocesano, regional e nacional.
Padre Rafael propôs dois laboratórios para serem implantados imediatamente: um verificando como os quatro eixos podem ser atendidos no interior de cada Pascom, e outro nas comunidades para envolver as demais pastorais e ministérios desenvolvendo suas capacidades de comunicação para fora dos círculos fechados. O sacerdote lembrou a importância de um relacionamento estreito dos leigos com os presbíteros, diáconos e bispos referenciais, no nosso caso da Paróquia São Francisco de Assis o pároco Frei Valdo Nogueira e com o bispo Dom Belisário. O Assessor da CNBB ressaltou ainda os prêmios para a comunicação em nível nacional: Margarida de Prata no âmbito do cinema, Microfone de Prata no âmbito da radiodifusão, Prêmio Dom Hélder Câmara para jornalismo impresso e Prêmio Clara de Assis para a televisão. Está sendo pensada uma nova premiação que contemple a internet, o ambiente digital.
Após os debates e perguntas, e o intervalo para o lanche, os quatro Grupos de Trabalho divididos por dioceses voltaram a se reunir para avaliar e sugerir propostas para serem incorporadas ao Projeto de Comunicação do Regional Nordeste-5 (Maranhão). O casal coordenador da Pascom-PSFA fez parte do grupo que integrou a arquidiocese de São Luís junto com as dioceses de Bacabal e Balsas. Na Plenária, cada grupo interdiocesano apresentou suas sugestões, Paulo Roberto Araujo Filho representou nossa Paróquia falando em nome do Grupo São Luís/Bacabal/Balsas. Algumas propostas apresentadas foram: promover encontros regionais de formação anualmente, produzir uma página (Facebook ou blog) para disseminar as produções das Pascom´s em nível regional, montar uma plataforma de videoconferência ou de trocas de mensagens online em tempo real para as coordenações diocesanas se reunirem mensalmente sem os custos altos de deslocamento, promover reuniões presenciais por subregiões em base semestral para articulação e formação juntando dioceses que sejam geograficamente mais próximas (ex. Imperatriz/Carolina/Balsas no Sul tocantino, Grajaú/Bacabal/Brejo/Caxias no Centro-Leste, Viana/Pinheiro/Zé Doca no Centro-Oeste, região metropolitana de São Luís e municipíos mais próximos da Região Norte maranhense), realizar momentos simultâneos de espiritualidade em todo o estado como a Hora Santa da Comunicação no Dia de São Francisco de Sales e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, e incentivar que cada Pascom paroquial ou diocesana realize missas com periodicidade mensal ou bimestral. Padre Rafael recomendou o acréscimo das propostas de usar mais os cursos de Ensino a Distância oferecidos pela CNBB, divulgar os prêmios para cada tipo de mídia e formar grupos de articulação no WhatsApp por diocese e por paróquia ou forania, exclusivamente para articulação, não para compartilhamento de notícias ou mensagens de apelo sentimental ou discussões fora do tema.
Dom Belisário propôs aos participantes do Encontro Regional (pouco mais de 50 agentes) a recondução de Eanes Silva como coordenadora regional por mais um ano, o que foi aceito pela Plenária, mas com a proposta de haver nova eleição no Encontro de 2016. Foi pré-agendada para novembro uma reunião entre os coordenadores pasconianos de cada uma das 12 dioceses do estado, sendo escolhida como sede a cidade de Santa Inês, que enviou uma representação expressiva para o ERPC liderada pelo Padre Figueira. Isso fez também com que a Diocese de Viana, pela centralidade geográfica de Santa Inês, seja a principal candidata a sede do Encontro no próximo ano, mas com a proposta do Padre Gutemberg Feitosa (pároco do Santuário de São José de Ribamar e coordenador arquidiocesano da Pascom em São Luís) que os próximos eventos sejam realizados de forma itinerante contemplando uma diocese por vez. Em seguida os participantes saíram para a foto oficial de encerramento na escadaria do auditório do Oásis.
O Encontro foi finalizado com a Missa de Envio celebrada por Dom Belisário e concelebrada por outros seis padres de diversas dioceses na Capela, e depois da Eucaristia e distribuição dos certificados, os pasconianos se despediram em um alegre almoço de confraternização.

Frei Raimundo celebra no encerramento do Tríduo de São Pedro na Comunidade Nossa Senhora das Graças

No encerramento do Tríduo de São Pedro na noite desta segunda-feira (28/06/2015) na Comunidade Nossa Senhora das Graças, a missa final da festividade foi celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira. O tema de ontem foi o eixo central do Tríduo: "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e os grupos noitantes colaboradores da CNSG na liturgia foram a Pastoral da Sobriedade, o Ministério de Música, a Comunidade São José, o Grupo Santa Mônica, a Pastoral Social, a Pastoral da Comunicação, a Ordem Franciscana Secular e a Comunidade Jesus o Bom Pastor. A cor litúrgica foi a vermelha, em honra ao Dia dos mártires São Pedro e São Paulo.
A bela animação musical da celebração ficou por conta do Grupo Haylimme, do Bom Pastor. Depois do comentário inicial feito pelo comentarista Reinaldo Corrêa, da procissão de entrada com a jovem Thaís Barros liderando os coroinhas, e da invocação da Santíssima Trindade cantada, houve o Ato Penitencial também cantado e o Hino de Louvor. A Primeira Leitura, tirada do capítulo 3 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamada por Layane Diniz (Comunidade São José) relatando a cura de um coxo de nascença: "O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. Pedro então lhe disse: "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda!" A seguir foi cantado por Paulo Roberto Araujo Filho (Pascom) um trecho do Salmo 18 com o refrão coletivo "Seu som ressoa e se espalha em toda a terra".
Na Segunda Leitura, extraída do primeiro capítulo da Carta de São Paulo aos Gálatas e proclamada por Mary Lourdes (Pastoral Social), o apóstolo ressalta: "Irmãos, asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não é conforme critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo." Daí o Evangelho da vigília (João 21,15-19) foi proclamado pelo celebrante destacando que: "Pela terceira vez, Jesus perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta as minhas ovelhas".
Em sua inspirada homilia, Frei Raimundo lembrou que a Igreja em Roma celebra o Dia de São Pedro e São Paulo em 29 de junho, embora a Igreja no Brasil o faça no domingo mais próximo, e ressaltou que a base do ministério de Pedro é o amor. Foi a respeito disso que Jesus perguntou a Pedro três vezes se O amava, porque para ser o líder da Igreja o principal era amar, para cuidar e defender as ovelhas. Para um coxo que pedia esmolas, Pedro deu algo mais valioso que ouro e prata, a cura em nome de Jesus. E nós cristãos para segui-Lo temos que dar nosso testemunho 24 horas por dia, e não só uma hora durante a missa.
Após o Creio e a leitura das preces da assembleia por Dona Rosinha Mello com a resposta conjunta "Favorecei, Senhor, a vossa Igreja", na procissão das Ofertas foram levados ao padre símbolos como uma cesta de livros religiosos, o cartaz com o ícone de São Pedro, os chinelos da caminhada, o pão e o vinho. Na sequência Frei Raimundo proclamou a Oração Eucarística II, seguida do Pai-Nosso e do ponto culminante com a distribuição da Eucaristia aos fiéis presentes. O pós-comunhão teve uma representação em dueto teatral dos jovens lembrando a negação de Pedro a Jesus, depois vieram os agradecimentos e avisos da comunidade, e a bênção final. No fim da missa, todos tiveram a oportunidade de confraternização na quermesse com saborosos pratos doados por diversos grupos, e na parte cultural houve apresentações de bumba-meu-boi e quadrilha, encerrando os festejos juninos em nossa Paróquia.
A Comunidade Nossa Senhora das Graças, representada pelo presidente de seu conselho Carlos Barros, agradece a todas as pastorais, movimentos, grupos, serviços, ministérios e demais comunidades que participaram das quatro noites do Tríduo em honra a São Pedro.

Encontro Regional da Pascom maranhense discute mídias digitais e educomunicação

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão deu prosseguimento a suas atividades na tarde deste sábado (27/06/2015) na Casa de Retiros Oásis com duas importantes palestras. No retorno do almoço, depois da Oração da Tarde com animação musical a cargo das equipes das dioceses de Imperatriz e Caxias, o Assessor da CNBB radicado em Aparecida/SP, Padre Rafael Vieira, deu uma formação sobre o tema "Igreja e mídias digitais", tratado no Capítulo 7 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Padre Rafael apresentou um histórico de exortações dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco sobre as novas tecnologias comunicacionais, falou sobre convergência midiática e como as novas tecnologias trouxeram novos sujeitos, novas formas, culturas e relações entre as pessoas. Ele lembrou fortemente que o ambiente virtual gera ocasiões de sofrimento real, e que a Igreja deve conhecer, inculturar e anunciar o Evangelho nesses meios. O sacerdote dinamizou a palestra com dois vídeos bastante interessantes sobre o comportamento dos indivíduos nas redes e sobre a dependência digital e como as pessoas expõem suas vidas privadas na Internet. Não podemos fazer nada no Facebook que não mostraríamos no meio da rua, porque ali na verdade é um ambiente mais exposto que a própria rua, e o testemunho conta muito mais que as palavras. Como sugestão, Padre Rafael aconselhou as Pascom´s a explorarem a plataforma da Wikipedia para apresentar um perfil e histórico de suas paróquias, pois a "enciclopédia digital" é um espaço bastante acessado nas ferramentas de pesquisa e pouco utilizado pelos comunicadores católicos.
No final da palestra, após os debates e perguntas, o Assessor lançou o projeto do Cadastro Nacional dos Agentes de Pascom, e o Regional Nordeste V foi escolhido por Dom Darcy para ser o pontapé inicial, todos os presentes entregaram ao padre uma folhinha com seus nomes completos, dioceses/paróquias e contatos. O Cadastro será efetivado nos próximos meses. O arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, continuou presente no período da tarde.
Após o intervalo para o lanche, o Assessor maranhense da CNBB Ricardo Alvarenga ministrou palestra sobre o tema "Educar para a Comunicação", baseado no Capítulo 9 do Diretório. O jornalista mestrando apresentou os conceitos da educomunicação, defendeu a formação permanente para o clero e os leigos, falou da necessidade de educar as pessoas para os processos de diálogo, e definiu como referência principal o próprio modo de Jesus comunicar, sem excluir ninguém. Ele tratou ainda da necessidade de reforçar o senso crítico sobre o conteúdo das mensagens veiculadas na mídia, da formação para o uso dos recursos da informação e dos âmbitos da formação para a comunicação, que incluem os ambientes familiar, comunitário, político e a busca da alfabetização digital.
Depois dos debates e questionamentos, foram formados quatro grupos de trabalho divididos por dioceses para leitura e discussão sobre o Projeto de Comunicação do Regional Nordeste-5 que passará por revisão e atualização. Após o intervalo da noite e o jantar, os participantes do Encontro (principalmente os do interior do estado) foram convidados a ir à Praça Maria Aragão de ônibus fretado para uma Noite Cultural no Arraial para conhecerem as festas juninas de São Luís, e ali assistiram às apresentações dos grupos Lamparina, Boi da Fé em Deus e Baile de Caixa, da programação do sábado à noite, retornando ao Oásis pouco depois das 23h.

Homilia: Deus se faz presente em nossa vida nos bons e maus momentos

Na prosperidade precisamos ser gratos, aprender o dom da gratidão, do louvor e do reconhecimento. No tempo dos infortúnios, da infelicidade, da dor e da aflição, é preciso ter a mesma intensidade da oração. “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” (Mateus 8, 25).
Os discípulos estão no meio do mar, uma grande tempestade vem ao encontro deles e a barca fica coberta pelas ondas. O coração deles se agita pelo medo e um grande apavoramento toma conta de todos. E sabemos que – quando estamos apavorados, agitados, preocupados, tensos, nervosos e as coisas dentro de nós começam a se agitar – até a nossa fé perece, porque o desespero toma conta do nosso coração.
Os discípulos olham para Jesus e o Senhor parece dormir. Eles O acordam dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”. O grito dos discípulos daquele tempo é o mesmo dos discípulos de hoje, é o grito de cada um de nós: sedentos da mão e da graça de Deus em meio a tantas ondas agitadas deste mundo. E com o nosso coração em pavor e pânico pelas tempestades da vida, precisamos dizer: “Salva-nos, Senhor, porque perecemos!”.
Deixe-me dizer uma coisa a você: a nossa fé precisa silenciar as ondas agitadas e revoltas que estão nos fazendo sucumbir, perecer e desanimar. Deus não está dormindo, mas está paciente e serenamente ao nosso lado. Quando estamos bem, as coisas andam dentro dos trilhos e o mar está calmo e tranquilo, Ele está ao nosso lado. Mas quando o mar se agita, as tempestades vêm ao nosso encontro e as coisas não estão legais, quando perdemos, perecemos e sofremos, Deus também está ao nosso lado.
Na prosperidade precisamos ser gratos, aprender o dom da gratidão, do louvor e do reconhecimento, mas, no tempo dos infortúnios, da infelicidade, da dor e da aflição, é preciso ter a mesma intensidade da oração e dizer: “Eu também O louvo, Senhor, eu também confio, porque o mesmo Deus que está comigo na minha felicidade também está comigo na minha tribulação. É n’Ele em quem eu confio! O mesmo Deus, que me faz atravessar o deserto, é o mesmo que me faz atravessar o mar. O mesmo Deus, que me leva às alturas, também me tira das profundezas do inferno. Por isso confio n’Ele, na Sua Palavra e não vou desanimar nem vou me desesperar! Não posso entregar a minha alma ao desespero, porque eu sei em quem coloquei a minha confiança, eu sei em que depositei a minha esperança e sei quem é o Deus a quem sirvo! É no Senhor em quem eu vou confiar!”.
Permitamos que Deus hoje acalme e traga serenidade e paz ao nosso coração e que nenhuma onda agitada desta vida tire a soberania da graça de Deus de nosso interior!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Bispos do Regional Leste 1 emitem nota sobre ideologia de gênero

“Nós, bispos do Regional Leste 1 da CNBB, que abrange todo o Estado do Rio de Janeiro, manifestamos nossa profunda preocupação em face das tentativas de se implantar a ideologia de gênero em nosso país. A ideologia de gênero é a afirmação de que não se nasce homem ou mulher, mas a opção acontece posteriormente, a partir da livre escolha de cada indivíduo”, expressou o episcopado na nota emitida em 26 de junho.
Confira abaixa a íntegra do texto:

Nota sobre Ideologia de Gênero
“Homem e mulher Deus os criou” (Gn 1,27)
Nós, bispos do Regional Leste 1 da CNBB, que abrange todo o Estado do Rio de Janeiro, manifestamos nossa profunda preocupação em face das tentativas de se implantar a ideologia de gênero em nosso país. A ideologia de gênero é a afirmação de que não se nasce homem ou mulher, mas a opção acontece posteriormente, a partir da livre escolha de cada indivíduo.
Por isso, alertamos para os esforços empreendidos a fim de que esta ideologia passe a fazer parte do sistema educacional. Embora não tenham alcançado êxito em nível nacional, observa-se agora nova tentativa de implantação da mesma ideologia em nível municipal.
Afirmamos que a sexualidade humana não é apenas uma questão de escolha, mas de reconhecimento de uma realidade com a qual já nascemos e com a qual somos chamados a viver. Reafirmamos a importância do sexo biológico e chamamos a atenção para os riscos de se considerar as questões a ele relacionadas como apenas de escolha ou de condicionamento histórico-cultural. A sexualidade humana compreende cinco aspectos: biológico, afetivo, psicológico, espiritual e social. A negação do aspecto biológico e a ênfase apenas no aspecto afetivo são bastante reducionistas para a pessoa humana, desde a infância, sendo prejudicial à família e à sociedade.
Ratificamos a importância da diferença entre homem e mulher e recordamos que tal diversidade existe para a reciprocidade, não para o antagonismo ou a competição.
Afirmamos igualmente que a sexualidade nos foi dada para o encontro interpessoal entre homem e mulher, fundado no amor e no compromisso por uma vida a dois, no respeito e na edificação da família.
Por isso, queremos alertar para o desfoque que vem sendo gradativamente dado a conceitos fundamentais, entre eles, pessoa humana, sexualidade e família. Nestes casos, identificamos um ardiloso processo desconstrutor da identidade brasileira e desrespeitador da pessoa humana.
A escola, como extensão da família, é o lugar onde se aprendem os valores humanos mais profundos. Mutila-se o processo educativo quando se restringe a formação aos dados apenas técnicos e quando se impõem modelos de pessoa humana e de sociedade que não respeitam a diferença e a relacionalidade desejadas pelo Criador.
Por tudo isso, solicitamos que se rejeitem os fundamentos a partir dos quais estão sendo elaborados os planos municipais de educação, especificamente no que diz respeito à ideologia de gênero. Também solicitamos aos nossos vereadores que não permitam que tal ideologia seja referendada nos planos de educação de seus respectivos municípios.
Solicitamos, por fim, aos católicos que, em consciência, acompanhem mais de perto a ação legislativa daqueles a quem, pelo voto, deram o mandato de os representar e avaliem, diante de Deus, se eles efetivamente podem ser considerados seus representantes.
Como bispos da Igreja Católica, temos consciência de que não estamos falando apenas para os católicos, pois as questões aqui relacionadas dizem respeito a todas as pessoas, independentemente do credo que professem e de não professarem credo algum. A Igreja não julga quem quer que seja. O julgamento pertence a Deus e a Ele também nós, pastores, nos submetemos. No entanto, por não querermos pecar por omissão, sentimo-nos no dever de alertar. Temos plena consciência de que não estamos falando para um mundo que não mais existe nem para um tempo que já passou. Ao contrário, falamos para hoje, falamos para nós mesmos e falamos para todos os que buscam um mundo coerente com a vontade de Deus e com os sonhos de paz, justiça, respeito e comunhão, sonhos que o próprio Deus semeou em cada um de nós.

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2015.
Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 1/CNBB

Dom Luciano Bergamin, CRL
Bispo de Nova Iguaçu
Vice-Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 1/CNBB

Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo de Niterói
Secretário do Conselho Episcopal Regional Leste 1/CNBB.

(www.cnbb.org.br)

Papa Francisco pede orações por sua viagem à América Latina

Após a Oração Mariana do Angelus, o Papa Francisco pediu para que todos o acompanhem em oração durante sua viagem à América Latina.
Nesta segunda-feira, 29/6, o Papa Francisco rezou a Oração Mariana do Angelus na Solenidade de São Pedro. Logo após, recordou que, a partir deste domingo, 5/7, estará em viagem e passará pelo Equador, Bolívia e Paraguai.
“Peço a todos vocês que me acompanhem em oração para que o Senhor abençoe esta minha viagem ao continente latino-americano, para mim tão querido, como podem imaginar”, disse Francisco.
O Papa expressou sua alegria de estar na casa dos equatorianos, bolivianos e paraguaios antes de reiterar o pedido de orações tanto para ele como para a viagem, “para que Nossa Senhora nos dê a graça de nos acompanhar com sua materna proteção”.
Em mensagem exibida no sábado, 27/6, o Pontífice pediu que as populações dos três países “perseverem na fé e mantenham acesa a chama da caridade”.
Arcebispo de Curitiba recebe do Papa o pálio - O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, recebeu o pálio – faixa de lã branca que é uma expressão da missão apostólica – nesta segunda-feira, 29/6. Durante a celebração na Festa de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco entregou o pálio a Dom Peruzzo e a outros 45 arcebispos metropolitanos.
Já tradicional em toda festividade de São Pedro e São Paulo, a cerimônia teve uma novidade neste ano: o pálio foi apenas entregue e não colocado pelo Santo Padre. A imposição do Pálio será feita pelo Núncio Apostólico nas respectivas arquidioceses de origem.
O significado dessa alteração, anunciada em janeiro deste ano, é colocar em maior evidência a relação dos arcebispos com a sua Igreja local e, assim, dar também a possibilidade a mais fiéis de estarem presentes neste rito.
Segundo informações da arquidiocese de Curitiba, a cerimônia da imposição do pálio a Dom Peruzzo ainda não foi marcada. Assim que ele voltar de Roma a cerimônia deve ser agendada.
Palavras do Papa - “Amados arcebispos que hoje recebestes o pálio! Este é o sinal que representa a ovelha que o pastor carrega aos seus ombros como Cristo, Bom Pastor”, disse Francisco durante a celebração.
O Santo Padre destacou que a Igreja espera que eles sejam homens de oração e que ensinem ao povo que a libertação de todas as prisões é a obra de Deus. Também os próprios arcebispos devem ser, para os mais necessitados, anjos e mensageiros da caridade.
“A Igreja quer-vos homens de fé, mestres de fé, que ensinem os fiéis a não terem medo de tantos Herodes que afligem com perseguições, com cruzes de todo o gênero. Nenhum Herodes é capaz de apagar a luz da esperança daquele que crê em Cristo!”.
Francisco também enfatizou que os arcebispos devem ser homens de testemunho, o que não existe sem uma vida coerente. “Hoje, sente-se necessidade não tanto de mestres, mas de testemunhas corajosas, que não se envergonham do nome de Cristo e da Sua cruz perante as potências deste mundo”.

Da Redação Canção Nova, com Rádio Vaticano.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Frei Valdo celebra Solenidade de São Pedro e São Paulo no Tríduo da Comunidade Nossa Senhora das Graças

O pároco Frei Valdo Nogueira celebrou na noite deste domingo (28/06/2015) a missa da terceira noite do Tríduo de São Pedro na Comunidade Nossa Senhora das Graças, que teve como lema "Pedro, testemunho da Fé e do Evangelho". A cor litúrgica da Solenidade do Dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos foi a vermelha, em memória do sangue dos mártires. Os grupos colaboradores da CNSG na liturgia ontem foram o Ministério de Acólitos e Coroinhas, o Terço dos Homens, a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Pastoral Familiar, a Renovação Carismática Católica e a Comunidade Santo Antônio. A parte musical ficou por conta da dupla Verônica e Kim Douglas.
Após o comentário inicial do jovem Lucas Ribeiro, a procissão de entrada e a invocação da Santíssima Trindade, houve Ato Penitencial cantado e o Hino de Louvor. A Primeira Leitura, retirada do capítulo 12 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamado por Maria do Socorro Castro (Comunidade Perpétuo Socorro) relatando como o Anjo de Deus libertou Pedro da prisão: "Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te depressa!" As correntes caíram-lhe das mãos. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram,
caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!" Em seguida um trecho do Salmo 33 foi recitado pelo jovem Gustavo com o refrão coletivo "De todos os temores me livrou o Senhor Deus".
Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 4 da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo e proclamada por Benjamim Ivo Mendes (Terço dos Homens), o apóstolo fala em tom de despedida: "Eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa". Então, o Evangelho de domingo (Mateus 16,13-19) foi proclamado pelo sacerdote com ênfase no trecho "Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Em sua detalhada homilia, Frei Valdo falou sobre a importância de São Pedro e São Paulo como as duas colunas da Igreja. Pedro não era santo, negou Jesus três vezes, foi chamado de Satanás pelo próprio Cristo, era um pescador pecador, mas a partir da convivência com Jesus foi sendo transformado no primeiro líder dos apóstolos. Paulo, quando ainda se chamava Saulo, não conheceu Jesus pessoalmente, era um perseguidor que caçava, torturava e matava os cristãos. Ele percorria grandes distâncias montado no cavalo do poder romano para fazer o mal, mas quando caiu do cavalo ao ver a luz de Cristo no caminho de Damasco, ficou cego e a fé lhe deu novos olhos, a ponto de ele se tornar o grande propagador da mensagem cristã fundando comunidades em lugares distantes do mundo greco-romano da época. O segredo messiânico foi revelado aos dois pela força do Espírito Santo, e ambos responderam ao chamado com coragem e grandeza, por isso a Igreja os reverencia como pilares da fé.
Depois da profissão de fé, da leitura das preces da assembleia por Lucas Ribeiro e do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística II e chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia, seguida de uma breve representação teatral dos jovens no pós-comunhão, dos avisos da comunidade e da bênção final.
No final da missa, todos puderam se confraternizar na quermesse que contou com apresentações do cacuriá dos meninos e meninas bem ensaiado pela catequista Dália Aranha e um show musical com a linda voz da jovem cantora Isabela Fernandes, acompanhada pelo violão do jovem João Marcos.
O Conselho Comunitário Eclesial da Comunidade Nossa Senhora das Graças, representado pelo amigo Carlos Barros, convida todos os fiéis devotos, pastorais, movimentos, demais comunidades, grupos, núcleos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis a participarem do encerramento da festividade que será celebrado com a missa desta segunda-feira (29/06/2015) às 19h pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira na Capela situada na Avenida Ferreira Gullar, 11, Morro - São Francisco. O tema de hoje é o central do Tríduo: "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e os grupos noitantes colaboradores da liturgia são a Pastoral da Sobriedade, o Ministério de Música, a Comunidade São José, o Grupo Santa Mônica, a Pastoral Social, a Pastoral da Comunicação, a Ordem Franciscana Secular e a Comunidade Jesus o Bom Pastor. Participemos todos!

Pascom-SFA coordena Oração da Manhã do Encontro Regional, que recebe arcebispo e tem palestra sobre protagonismo dos leigos

A programação deste sábado (27/06/2015) do Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão começou com café da manhã e a Oração da Manhã sendo coordenada pela Pascom da Arquidiocese de São Luís tendo como animador, a pedido do Padre Gutemberg Feitosa, o casal coordenador da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis, Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo, com Padre Reginaldo (Diocese de Caxias) no violão, puxando as canções "Bom Dia" e "Incendeia a Minha Alma" (Pe. Fábio de Melo) na invocação ao Espírito Santo.
Cíntia fez a leitura do Evangelho do dia (Mateus 8,5-17) ressaltando a promessa de Jesus aos gentios: "Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó". Em seguida Paulo conduziu a reflexão sobre a Palavra a respeito da cura do servo do centurião romano. Foi uma demonstração do poder da palavra de Cristo desde que a recebamos com fé, e essa comunicação salvadora foi estabelecida entre o Messias e um estrangeiro
que não estava sujeito à Lei judaica e tinha autoridade militar, pessoas de nacionalidades e línguas diferentes, mas o centurião mostrou uma fé elogiável que Jesus não tinha visto no povo de Israel e por isso é lembrado até hoje pelos fiéis logo antes da Eucaristia: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra". Pela providência divina, foi um Evangelho muito propício para um encontro de comunicadores. Depois foram iniciadas as preces espontâneas puxadas pela dupla Duda e Davi (Pascom da Paróquia São João Calábria) e que teve contribuições de participantes de diversas dioceses, o Assessor da CNBB Padre Rafael Vieira foi convidado a dar a bênção ao grupo e por fim a Irmã Celeste proclamou a Oração de Nossa Senhora da Comunicação, seguida do canto coletivo "Maria de Nazaré". A seguir houve um momento de animação e alongamento feito pelo jovem Lineker e o grupo das Dioceses de Imperatriz e Caxias.
Os trabalhos do dia foram iniciados com uma apresentação da coordenadora regional da Pascom, Eanes Silva (Diocese de Balsas), sobre a "Comunicação na Igreja do Maranhão", mostrando um histórico e um panorama dos encontros regionais e participações no Encontro Nacional. Ela abriu espaço também para que cada coordenador diocesano apresentasse brevemente como está a comunicação nas suas respectivas dioceses. Por São Luís, falaram o assessor convidado Ricardo AlVarenga e nosso representante da Paróquia São Francisco de Assis, apresentando principalmente o esforço de articulação que ajudou o número de grupos comunicadores nas paróquias e movimentos subir de sete para 24 equipes presentes no Encontro Arquidiocesano realizado em janeiro. Cada diocese falou também sobre os meios mantidos em seu âmbito.
Depois da Pascom ludovicense, falaram os representantes das dioceses de Caxias (Padre Reginaldo), Bacabal (Carlos Vegas e Vagner Silva), Viana (Diácono Ferdinando), Imperatriz (Padre Naldo), Coroatá (Clelma Lemos), Pinheiro (Padre Benedito Estrella), Brejo (Irmã Terezinha), Zé Doca (Allison Souza) e Balsas (Eanes Silva), só não participaram dessa exposição as dioceses de Grajaú e Carolina. No final, o arcebispo de São Luís Dom José Belisário da Silva foi convidado a dar seu testemunho, falando sobre a Rádio AM Educadora Maranhão Rural, as dificuldades financeiras, mas ressaltou como a internet popularizou e barateou os custos da comunicação, e lembrou que "nós temos o conteúdo mais precioso que é a Boa Nova de Cristo, o problema é a forma de comunicar essa grande mensagem". Dom Belisário passou a maior tarde do dia junto com os comunicadores, até dançou na roda conosco nos momentos de animação musical.
Depois do intervalo para lanche na Casa de Retiros Oásis, a primeira palestra foi ministrada pelo Assessor da CNBB vindo de Aparecida/SP Rafael Vieira com o tema "O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora", sobre o Capítulo 5 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O padre discursou sobre a transversalidade da Pastoral para que ela não se torne refém dos meios, explicou a etimologia da palavra "protagonista" que vem do latim e significa "primeiro (ou principal) lutador, competidor", lembrando que Jesus era leigo (não fazia parte da hierarquia da religião judaica) e São Francisco de Assis era leigo. A Igreja ressalta que os leigos devem "responder com decisão de vontade, ânimo generoso e disponibilidade de coração à voz de Cristo". Extremamente didático, Padre Rafael apresentou 19 destaques com palavras chaves para o comunicador cristão: leigo, testemunho, vocação, valor próprio, evangelizar a cultura midiática, pastores, formação, jovens, ambiente digital, senso crítico, família, agentes comunicativos na comunidade, comunidades digitais, educação, opção pelos pobres, serviço aos vulneráveis, políticas de sinergia, planejamento e gestão para a Pastoral da Comunicação.
Após os debates e perguntas dos participantes, todos se confraternizaram em um saboroso almoço e ainda tiveram um tempinho para a sesta.

Homilia do dia: O apego aos bens nos afasta do eterno de Deus

O apego excessivo aos bens materiais e às pessoas nos afasta do eterno de Deus. É preciso ser livre para servir a Deus e aos irmãos e para amar e nos dedicar a uma causa e a uma missão. “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8, 20).
A Palavra de Jesus nos mostra qual é a condição que precisamos ter para segui-Lo. A condição essencial para que vivamos a Palavra de Deus em nossa vida é a liberdade! E liberdade não é fazer o que queremos e o que nos dá na cabeça. Liberdade é não ser preso a nada nem a ninguém para que possamos nos tornar presos somente a Jesus Cristo e nos colocar à disposição do Seu Evangelho.
Todos nós queremos segurança e precisamos de segurança. Queremos nossa casa pronta, e mesmo quem tem uma casa nunca está satisfeito com a que tem; esta tem que ser melhorada, aumentada e cada vez maior e mais cheia de detalhes. Em proporção com aqueles que, muitas vezes, não têm nem onde morar, isso é um descalabro.
O Filho do Homem se une àqueles que nada têm ao lembrar que até as raposas têm tocas para viver e as aves do céu têm ninhos, mas Ele não tem onde reclinar a cabeça, dorme aqui e acolá. Ele é livre para anunciar o Evangelho.
Ao passo que muitos estão tão presos aos seus que não podem fazer mais nada, porque precisam cuidar para sempre de seus parentes. Precisam de cuidar de um e de outro e nunca encontram liberdade para encontrar a própria realização pessoal. Por isso Jesus diz: “Deixe que os mortos enterrem os mortos!” (Mt 8, 22). Ou seja, é como se Ele dissesse: “Deixe que quem vive para este mundo cuide das coisas deste mundo”.
Portanto, quem quer segui-Lo deve estar livre para Ele. No entanto, duas coisas correlatas são importantes e devem ser ditas. A primeira coisa: nós não podemos ser irresponsáveis e não cuidar dos bens nem prover os bens necessários para nossa vida e nossa subsistência. Devemos trabalhar, economizar e planejar, mas isso não pode nos tornar reféns do dinheiro, da posse e das preocupações com os bens materiais. A segunda coisa importante a ser dita: nós temos que ser solícitos com os nossos entes queridos: os pais com seus filhos, os filhos com seus pais idosos, bem como parentes que podem cuidar uns dos outros.
No entanto, cuidado, solicitude e amor não nos podem deixar num apego excessivo, de modo que não tenhamos liberdade nem de cuidar da nossa vida nem de servir a Deus, porque temos sempre de nos preocupar com os outros.
Abençoadas sejam as mãos que têm de cuidar dos enfermos, do filho cuja condição de saúde exige muito mais cuidado e de pessoas com deficiência ou que exigem dedicação mais integral! Deus é sua luz, seu sustento e sua graça! Contudo, nós não podemos ter um excessivo apego a nada nem a ninguém, porque senão a graça de Deus passa entre nós e não a acalentamos, não nos dedicamos a ela, nem a abraçamos em nossa vida.
O Evangelho nos faz livres para servir, amar e nos dedicar a uma causa e a uma missão desde que não nos apeguemos a nada como se fosse eterno, porque o único eterno é Deus!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Vaticano cria órgão para gerenciar comunicação na Santa Sé

A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções no dia 29 de junho próximo, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano.
Uma Carta Apostólica em forma de “Motu proprio” do Papa Francisco instituiu neste sábado, 27/6, um novo Dicastério da Cúria Romana: a Secretaria para a Comunicação.
“O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento das mídias digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, requer uma reformulação do sistema informativo da Santa Sé e uma reorganização que proceda decididamente rumo a uma integração e gestão unitária”, defende o Santo Padre na Carta.
Deste modo, o Papa considera que todos os organismos que até o momento se ocuparam da comunicação sejam incorporadas num novo Dicastério da Cúria Romana, para “responder sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.
O novo Dicastério será composto pelos seguintes organismos: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço Internet Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo Vaticano; L’Osservatore Romano; Tipografia Vaticana; Serviço Fotográfico; Livraria Editora Vaticana.
Esses organismos prosseguem suas próprias atividades, seguindo as indicações oferecidas pela Secretaria para a Comunicação, que a partir de agora assumirá também a gestão do site institucional da Santa Sé e o serviço Twitter do Papa (@pontifex).
A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções no dia 29 de junho próximo, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano.
Responsáveis - O Papa nomeou como novo Prefeito da Secretaria o atual Diretor do Centro Televisivo Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Viganò; e como Secretário o Responsável pelo Serviço Internet Vaticano, monsenhor Lucio Adrian Ruiz. O Diretor-Geral será Dr. Paolo Nusiner, responsável pelo jornal Avvenire; o Vice-Diretor o Dr. Giacomo Ghisani, responsável pelas Relações Internacionais da Rádio Vaticano.

(Da Redação Canção Nova, com Rádio Vaticano)

Dia de São Pedro e São Paulo: Papa destaca fé e testemunho

No Dia de São Pedro e São Paulo, Papa celebrou a Missa, destacando na homilia a oração, a fé e o testemunho; a 46 arcebispos, entregou o pálio.
O Papa Francisco celebrou a Missa nesta segunda-feira, 29/6, na solenidade de São Pedro e São Paulo, na Basílica Vaticana. Durante a celebração, Francisco entregou o pálio a 46 arcebispos metropolitanos, entre eles o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.
Na homilia, o Papa fez um convite aos arcebispos que com ele concelebraram a Missa: ensinar a rezar, rezando; anunciar a fé, acreditando e testemunhar, vivendo. A inspiração veio das leituras do dia, que retratam a coragem dos apóstolos e da primeira comunidade cristã de levar adiante a evangelização mesmo diante do perigo do martírio.
“A comunidade de Pedro e Paulo ensina-nos que uma Igreja em oração é uma Igreja de pé, sólida, em caminho! (…) Na verdade, um cristão que reza é um cristão protegido, mas sobretudo não está sozinho. (…) Nenhuma comunidade cristã pode prosseguir sem o apoio da oração perseverante! A oração é o encontro com Deus, que jamais desilude”.
Francisco recordou que há forças que tentaram e ainda tentam aniquilar a Igreja, mas Deus dá ao homem a força para vencer o mal. Inexplicavelmente, a Igreja permanece viva, fecunda e firme. “Na verdade, passaram reinos, povos, culturas, nações, ideologias, mas a Igreja, fundada sobre Cristo, permanece fiel ao depósito da fé, porque a Igreja não é dos Papas, dos Bispos, dos padres e nem mesmo dos fiéis; é só e unicamente de Cristo.”
O Santo Padre renovou também um apelo ao testemunho, para que os cristãos sempre testemunhem Cristo, a exemplo do que fizeram Pedro e Paulo. “Uma Igreja ou um cristão sem testemunho é estéril; um morto que pensa estar vivo; uma árvore ressequida que não dá fruto; um poço seco que não dá água! A Igreja venceu o mal, através do testemunho corajoso, concreto e humilde dos seus filhos.”
Também esteve presente na celebração uma delegação do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, que o Papa saudou logo no início da cerimônia.
Papa exprime pesar  - Os atentados desta sexta-feira deixaram cerca de 65 mortos e mais de 200 feridos na Tunísia, França e Kuwait.
O Papa manifestou seu pesar pelas vítimas dos atentados de sexta-feira, 26/6, na Tunísia, França e Kuwait. Em três telegramas assinados pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, Francisco condena novamente a violência que “gera tanto sofrimento” e pede ao Senhor o dom da paz, invocando a bênção divina sobre as famílias das vítimas e confiando à misericórdia de Deus aos que perderam a vida.
No texto endereçado aos núncios apostólicos dos três países, o Papa se declara profundamente entristecido com os atos bárbaros e encoraja a não abater-se diante do mal.
Atentados - Em Sousse, na Tunísia, um tiroteio matou 39 pessoas. O ataque foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.
O grupo jihadista também assumiu a autoria de outro atentado no Kuwait, onde pelo menos 25 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após uma explosão em uma mesquita xiita durante as orações.
E ainda na sexta-feira, na França, uma pessoa invadiu de carro uma usina de gás em uma área industrial perto de Lyon, causando uma explosão. Duas pessoas ficaram feridas e um corpo decapitado foi encontrado no local. Três suspeitos de envolvimento foram presos. Nenhum grupo reivindicou a autoria deste ataque.

domingo, 28 de junho de 2015

Oração inspirada abre Encontro Regional da Pastoral da Comunicação

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão (Região Nordeste 5) começou na noite de sexta-feira (26/06/2015) na Casa de Retiros Oásis com um jantar de acolhimento aos representantes de 10 das 12 dioceses do estado que se fizeram presentes, na primeira noite contando com 33 participantes. O casal coordenador da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis, Paulo Roberto Araujo Filho e Gisele Cardoso de Araujo, representou Frei Valdo Nogueira no evento de sexta-feira a domingo.
A Solenidade de abertura com momento celebrativo foi uma bonita oração à luz de velas presidida pelo Padre José Ângelo Figueira, da Paróquia de Santa Inês (Diocese de  Viana), representando o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, que se fez presente no Encontro no sábado e no domingo. Na sua profunda oração, Padre Figueira citou Santo Agostinho, para quem "comunicar é fazer o que está em nosso coração adentrar o coração do outro", e refletiu sobre como as novas tecnologias de comunicação têm servido para aproximar quem está distante e distanciar quem está próximo de nós.
“A Comunicação no Maranhão à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, este foi o tema do Encontro Regional das Pascom´s do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Depois da espiritualidade inicial, a coordenadora regional Eanes Silva, da Diocese de Balsas, fez a apresentação dos Assessores da CNBB: o missionário redentorista e jornalista, Padre Rafael Vieira Silva, e do jornalista mestrando Ricardo Alvarenga, que conduziram a reflexão sobre o tema. Também foram apresentados os participantes do Encontro, vindos de 10 dioceses maranhenses: Viana, Brejo, Imperatriz, Bacabal, Balsas, São Luís, Caxias, Grajaú, Coroatá e Zé Doca. A representação das Pastorais do interior do estado foi bem expressiva. Padre Gutemberg Feitosa, pároco do Santuário de São José de Ribamar, representou a comissão coordenadora da Pascom Arquidiocesana de São Luís.
A primeira palestra do evento foi sobre "Comunicação e Igreja: O Diretório de Comunicação", ministrada por Ricardo Alvarenga, mestrando maranhense da Universidade Metodista de São Paulo. Ele apresentou o histórico do processo de construção do Diretório que se iniciou em 1979, um panorama rápido sobre os dez capítulos do documento e como foi a aprovação dele no ano passado, depois foi aberto um espaço para debates e perguntas. Padre Rafael também deu sua contribuição esclarecendo como o documento foi atualizado a partir da inspiração trazida à Igreja durante o pontificado do Papa Francisco. No encerramento da noite, Eanes Silva deu avisos e orientações sobre o andamento dos trabalhos nos dois dias seguintes. Um objetivo importante foi revisar o Projeto de Comunicação do Regional, que norteará as ações dos próximos anos, contemplando os eixos Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. Veja mais fotos do Encontro em nossa página no Facebook clicando aqui. 

Frei Ribamar celebra abertura do Tríduo de São Pedro na Nossa Senhora das Graças

O Tríduo de São Pedro foi aberto na noite de sexta-feira (26/06/2015) na Comunidade Nossa Senhora das Graças com uma bela missa celebrada pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira. O tema central da festividade este ano é "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e o lema da primeira noite foi "Pedro guiado pela Fé edifica a Igreja de Cristo". Os grupos responsáveis por colaborar na liturgia inaugural foram as Comunidades Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, o Conselho Pastoral Paroquial, a Pastoral Litúrgica, os Ministros da Palavra, o Centro de Obras Sociais, as Irmãs de São José de São Jacinto e as Irmãs de Jesus Cristo Crucificado. A cor litúrgica do dia foi o verde, por ocasião da 12a Semana do Tempo Comum.
Depois da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial e do Hino de Louvor, houve entronização da Palavra com um menino vestido de caboclo de fita do bumba-boi entregando-a ao celebrante. A Primeira Leitura, extraída do capítulo 17 do Livro do Gênesis, foi proclamada relatando a promessa de Deus a Abraão de que ele teria um filho na velhice: "Deus disse também a Abraão: 'Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão'. Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: 'Será que um homem
de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?'. E, dirigindo-se a Deus, disse: 'Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença'. Deus, porém, disse: 'Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência." Em seguida foi cantado um trecho do Salmo 127 com o refrão coletivo "Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor."
Daí o Evangelho do dia (Mateus 8,1-4) foi proclamado pelo sacerdote, destacando o trecho: "Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: 'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fica limpo.' No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra." Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre a importância de São Pedro para a Igreja e o poder de cura com que Jesus capacitou os cristãos.
A homilia da liturgia diária da CNBB enuncia que "o Evangelho de hoje nos mostra coisas muito interessantes. Inicialmente, Jesus desce do monte, o que nos mostra que devemos subir ao monte para conversar sobre coisas importantes, mas não podemos ficar lá para sempre, precisamos descer. As multidões o seguiam, porque o discurso do Evangelho convence, faz com que as pessoas dêem sua adesão a Jesus e à causa do Reino. Por fim, nos mostra que as verdades refletidas sobre o monte devem ser vividas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus."
Após o Credo, a leitura das preces da assembleia e o Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, seguida do ponto alto da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, da representação de pós-comunhão e da bênção final. Depois da missa, os fiéis puderam se confraternizar na quermesse que ofereceu comidas típicas doadas pelos colaboradores e comunidade do Morro.
Na celebração da segunda noite do Tríduo, neste sábado (27/06/2015), a missa foi presidida pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira, e a cor litúrgica foi a vermelha em honra à Solenidade dos mártires São Pedro e São Paulo. O lema da noite foi "Pedro inspira um novo modelo de cristão para a Igreja", e os grupos responsáveis pela liturgia foram a Pastoral da Catequese, a Pastoral do Dízimo, a Legião de Maria, a Pastoral da Juventude, o Apostolado da Oração, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, a Comunidade Matriz São Francisco e o Movimento Eucarístico Jovem.
“Que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16, 18-19).
Na noite deste domingo (28/06/2015), o Grande Dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos será celebrado na Comunidade Nossa Senhora das Graças pelo pároco Frei Valdo Nogueira, observando o lema de hoje "Pedro, testemunho da Fé e do Evangelho". Os grupos colaboradores litúrgicos são o Ministério de Acólitos e Coroinhas, Terço dos Homens, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pastoral Familiar, Renovação Carismática Católica e Comunidade Santo Antônio.
O Conselho Comunitário Eclesial de Nossa Senhora das Graças, representado por Carlos Barros, convida todos os fiéis devotos, pastorais, movimentos, demais comunidades, grupos, núcleos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis a participarem do Tríduo que vai até o feriado desta segunda-feira (29/06/2015) na Capela situada na Avenida Ferreira Gullar, 11, Morro - São Francisco. A Pastoral da Comunicação agradece à catequista da Comunidade Santa Luzia Lyana Jansen pelo compartilhamento das fotos da noite de abertura em nossa página no Facebook, para ver mais imagens clique aqui. 

Homilia do dia: A exemplo de Pedro e Paulo, anunciemos o Evangelho de Cristo

Duas colunas da Igreja, duas direções por onde a Igreja deve caminhar para trilhar um único e mesmo caminho: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16, 18).
A Igreja nos dá a alegria de celebrarmos de uma só vez os dois apóstolos São Pedro e São Paulo: duas colunas da Igreja, duas direções por onde a Igreja deve caminhar para trilhar um único e mesmo caminho: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Paulo se converteu mais tarde à fé cristã. Antes disso ele era um ardoroso perseguidor daqueles que eram discípulos do caminho, daqueles que caminhavam na trilha de Cristo Jesus. Paulo foi alcançado por Jesus e uma vez que o Senhor alcançou seu coração, este se entregou de forma incansável a este ministério, de modo a se tornar o maior dos apóstolos ao lado de Pedro.
Paulo, o missionário, o homem da Palavra, o homem da eficácia evangélica. Precisamos aprender com esse apóstolo a não nos cansarmos de evangelizar. É como se ele mesmo dissesse: “Ai de mim se não evangelizar!”. É alguém que foi tocado de forma tão ardorosa pela graça divina que não encontra o sossego dentro de si enquanto não levar essa chama acessa a todos os cantos. Por isso, Paulo atravessa o Mediterrâneo, funda comunidades e igrejas e leva o ardor apostólico ao coração de tantos outros.
Nós hoje pedimos a intercessão de Paulo junto a Deus pelo espírito missionário, que conduz a Igreja de Cristo a levar a Palavra de Deus a todos os cantos da Terra. Pedimos a intercessão de Paulo junto a Deus por aqueles que estão em terras longínquas, distantes e sofrem para anunciar o Evangelho. Pedimos a intercessão dele pela Igreja perseguida, marginalizada, que sofre a pobreza extrema na África, que sofre por não ser aceita no Oriente Médio e em muitos países de cultura não cristã. Que a  Igreja destemida olhe para Paulo e encontre nele um exemplo da pregação evangélica!
A outra coluna da Igreja é o apóstolo Pedro, aquele que professa a sua fé em Jesus dizendo: “Tu és o Cristo! O Filho do Deus vivo”, sobre o qual está edificada a unidade da Igreja. A figura de Pedro é fundamental para que se compreenda que há uma só fé, um só batismo, um só Cristo e Senhor de todos! Pedro não quer dizer descentralização, mas quer dizer unidade. Pedro não quer dizer que somos todos iguais, mas sim que a diversidade congrega na unidade a figura daquele a quem o Senhor constituiu como pedra da sua Igreja.
Quando falamos de Pedro, nós nos lembramos da pedra, coluna principal para a qual todas as outras convergem. E olhemos hoje para o Pedro de nossos dias: o Papa Francisco, ardoroso apóstolo da Palavra de Deus, incansável no seu amor aos pobres, ardoroso no espírito missionário que renova a Igreja.
Pedimos a intercessão do apóstolo Pedro junto a Deus para que ele peça luz, força, coragem e entusiasmo ao nosso querido Santo Padre, o Papa, para que continue sendo um sinal visível da unidade da Igreja de Cristo. E que essa Igreja cresça, se fortifique e leve a todos os cantos da Terra a mensagem do Evangelho!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Macrorregião Norte e Nordeste faz encontro de leigos de congregações

Os leigos e leigas nascidos dos carismas de congregações religiosas das macrorregiões Norte e Nordeste participaram neste final de semana, dias 26, 27 e 28 de junho, do Encontro de Representantes das Associações Laicais Nascidas a partir dos Carismas das Congregações Religiosas.
O encontro tem o objetivo de organizar cada vez mais o setor, a partir da vivência de seus carismas específicos, a fim de fortalecer o trabalho. Esta edição é voltada aos membros dos cinco regionais do Nordeste e quatro regionais do Norte da CNBB.
O evento é realizado em Caucaia (CE), iluminado pelo tema “A missão das associações laicais na vivência dos carismas das congregações religiosas frente aos desafios atuais”. A proposta do tema consta do Estudo 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trata sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.
Cientes do importante papel exercido na evangelização, desde 2008, a Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) buscam conjuntamente articular as associações ou entidades equivalentes desta categoria de leigos.

(www.cnbb.org.br)

Começar uma nova vida é um modo de ressuscitar, diz Papa Francisco

Na oração do Angelus, o Papa Francisco disse que quem estiver desesperado, se confiar em Jesus e no seu amor, poderá recomeçar e ter uma nova vida.
Neste domingo, 28/6, o Papa Francisco iniciou a oração do Angelus comentando o Evangelho do dia, que fala sobre a ressurreição de uma jovem de doze anos, filha de um dos chefes da sinagoga.
O Pontífice comenta que o pai implora a Jesus para salvá-la. Após a sua morte, Jesus lhe diz: “Não temas, crê somente”. Ao entrar em casa, o Senhor se dirige à jovem, dizendo: “Menina, eu te digo: levanta-te” e no mesmo instante, a menina se levantou e começou a caminhar. “Aqui se vê o poder absoluto de Jesus sobre a morte física, que para Ele é como um sono do qual se pode despertar”, disse.
Deus perdoa tudo e todos - Nesta narração, o Evangelista insere outro episódio: a cura de uma mulher que há 12 anos sofria de perdas de sangue. Por causa desta doença que, de acordo com a cultura do tempo, a tornava “impura”, ela deveria evitar todo contato humano: estava condenada a uma morte civil.
Esta mulher anônima, em meio à multidão que segue Jesus, diz: “Se ao menos tocar as suas roupas, serei salva”. Jesus se dá conta e, em meio à multidão, procura o rosto daquela mulher. Ela aproxima-se trêmula e Ele diz: “Minha filha, a tua fé te salvou”.
Segundo o Papa Francisco “é a voz do Pai celeste que fala em Jesus. Ele perdoa tudo e a todos”, disse o Papa.
Ressurreição e reencarnação - Francisco observou que esses dois episódios, uma cura e uma ressurreição, têm um único centro: a fé. “Todo o Evangelho é escrito à luz desta fé: Jesus ressuscitou, venceu a morte e, por esta sua vitória, também nós ressuscitaremos.”
O Papa advertiu dizendo que esta fé pode obscurecer-se e tornar-se incerta, a ponto de alguns confundirem ressurreição com reencarnação. “Mas a Palavra de Deus deste domingo nos convida a viver na certeza da ressurreição: Jesus é o Senhor, tem poder sobre o mal e sobre a morte e quer nos levar para a casa do Pai, onde reina a vida”.
Renovação e esperança - O Pontífice recordou que a ressurreição de Cristo atua na história como princípio de renovação e de esperança. “Quem estiver desesperado e extenuado, se confiar em Jesus e no seu amor pode recomeçar a viver, pode ter uma nova vida, mudar de vida. Começar uma nova vida é um modo de ressuscitar. A fé é uma força de vida, dá plenitude à nossa humanidade.”
Quem crê em Cristo, prosseguiu, deve ser reconhecido por promover a vida em qualquer situação, por possibilitar a todos, especialmente aos mais vulneráveis, o amor de Deus que liberta e salva.
E concluiu: “Peçamos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, o dom de uma fé forte e corajosa, que nos impulsiona a ser difusores de esperança e de vida entre os nossos irmãos”.

(Da Redação Canção Nova, com Rádio Vaticano)

sábado, 27 de junho de 2015

Primeiros vitrais são instalados nas laterais do altar da Igreja Matriz

Começou nesta sexta-feira (26/06/2015) a instalação dos primeiros vitrais coloridos na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. Os vitrais com imagens sacras foram colocados nos vãos superiores da nave nas áreas ao lado do altar, inclusive acima do recuo do túmulo de Frei Antonio Sinibaldi.
Quem for às missas na Matriz neste sábado (27/06) e domingo (28/06), especialmente amanhã pela manhã às 8h30min (porque os vitrais ficam mais bonitos com a luz do sol), poderá ver como está ficando uma beleza essa proteção, principalmente contra as chuvas e ventos. Os vitrais vieram de Fortaleza/CE e foram adquiridos com o apoio de doações de famílias, dizimistas e diversos fiéis da Paróquia, a quem renovamos nossos agradecimentos. Eles chegaram de caminhão logo após a Missa da Pastoral Familiar no dia 21 de junho. Veja fotos dos vitrais em nossa página no Facebook clicando aqui.
As missas deste fim de semana de estreia dos vitrais serão celebradas: neste sábado às 19h pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges, domingo às 8h30min pelo pároco Frei Valdo Nogueira, com auxílio do Diácono Getúlio Silva, e às 19h amanhã pelo Frei Ribamar, assistido pelo Diácono Marinaldo Oliveira.

Participem das missas de São Pedro e São Paulo nas 8 comunidades

Caríssimos irmãos paroquianos, Paz e Bem, façamos questão de participar da Santa Missa neste fim de semana em que celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, com a cor litúrgica vermelha em honra aos mártires, nas oito comunidades da Paróquia São Francisco de Assis. Serão 12 celebrações nos seus horários tradicionais, com destaque para as missas do Tríduo de São Pedro na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Morro, neste sábado celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira e neste domingo celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira.
Hoje não haverá missa neste sábado na Península da Ponta D´Areia, na Capelinha de São Pedro. Lembrando a todos que hoje das 15h às 16h45min será realizada a Reunião Mensal do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), na Comunidade Jesus o Bom Pastor, no Renascença I.
Um dos destaques deste domingo será a missa das 8h30min da manhã na Igreja Matriz do São Francisco, a ser celebrada por Frei Valdo Nogueira, com assistência do Diácono Getúlio Silva. A missa dominical das 19h na Matriz será celebrada pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira.

Programe-se para as missas do fim de semana conferindo as tabelas a seguir:


SÁBADO, 27
VERMELHO
Vigília dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
17h
Missa
Com. Jesus, o Bom Pastor
Frei Ribamar / Diácono Getúlio
19h
Missa
Com. Santo Antônio
Frei Valdo
19h
Missa
Matriz São Francisco de Assis
Frei Ribamar / Frei Borges
19h
Missa - Tríduo
Com. Nossa Senhora das Graças
Frei Raimundo

DOMINGO, 28

VERMELHO
SÃO PEDRO E SÃO PAULO, solenidade
7h
Missa
Com. Santa Luzia
Frei Ribamar / Diácono Marinaldo
7h
Missa
Com. Nossa Senhora de Fátima
Frei Raimundo / Frei Borges
8h30min
Missa
Com. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Frei Raimundo
8h30min
Missa
Matriz São Francisco de Assis
Frei Valdo / Diácono Getúlio
17h
Missa
Com. São José
Frei Valdo / Frei Borges
17h
Missa
Com. Jesus, o Bom Pastor
Frei Raimundo / Diácono Getúlio
19h
Missa
Com. Nossa Senhora das Graças
Frei Valdo
19h
Missa
Matriz São Francisco de Assis
Frei Ribamar / Diácono Marinaldo

Homilia diária: Que a Palavra de Deus seja viva e eficaz em nossa vida

Dê atenção à Palavra de Jesus, porque, enquanto as palavras do mundo nos entorpecem e nos prostram, a Palavra de Deus tem o poder de nos levantar e nos colocar de pé! “Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes” (Mateus 8, 16).
Nós vemos hoje a ação poderosa de Jesus, primeiramente quando Ele cura o empregado do oficial do Império Romano, que vai com toda a fé do seu coração pedir-Lhe que intervenha e que faça algo por aquele homem. Ele diz: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado” (Mateus 8, 8).
Tamanha fé e tamanha credibilidade ele tem na Palavra de Jesus, ele crê que Jesus tudo pode. Da mesma forma é Jesus quem passa à casa da sogra de Pedro, toca nela e a febre desaparece.
Nós sofremos muitas doenças e enfermidades no corpo, na alma e no espírito por nos faltar uma palavra de conforto, de consolo, de cura e de libertação. Porque, muitas vezes, as palavras pesadas que os outros jogam sobre nós nos deixam ainda mais doentes e enfermos. Muitas vezes, nós temos uma predisposição para esta ou aquela enfermidade – e esta [predisposição] unida às palavras pesadas ou até mesmo às palavras de maldição vindas da boca de outros – nos deixam enfermos e doentes. Basta uma palavra de bênção, de cura e de sabedoria para que nos levantemos da dor, da enfermidade ou daquilo que nos deixa prostrados!
Permita-me dizer uma coisa a você: não seja um canal de doença nem de enfermidade a ninguém! Seja um canal de cura e de libertação, seja Jesus no meio em que você está, use palavras de encorajamento, de força e ungidas. Use a graça do batismo, do sacramento da crisma, use a unção da Igreja. Leve saúde, paz e cura às pessoas que estão ao seu lado.
Por outro lado, não se entregue à enfermidade e à doença, sobretudo, se você escutar tantas palavras que o desanimam e lhe tiram o alento. Dê atenção à Palavra de Jesus, porque, enquanto as palavras do mundo nos entorpecem e nos prostram, a Palavra de Deus tem o poder de nos levantar e nos colocar de pé! Ouvir atentamente à Palavra de Jesus é para nós cura, libertação e restauração!
Aonde quer que essa Palavra chegue agora, ela chega para fazer a obra de Deus acontecer! Que ela levante o que estão enfermos e prostrados, que ela cure os corações doloridos, feridos e machucados!
Que a Palavra de Deus seja viva e eficaz no meio de nós!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Encontro Regional de Catequese abordará a catequese na era digital

“A catequese na era digital” será o tema do Encontro Regional de Catequese, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento do regional, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, será realizado de 22 a 26 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).
Em vista da preocupação com a geração da internet, a proposta do encontro é refletir sobre a evangelização e a educação da fé no ambiente digital, compreendendo a internet também como lugar para evangelização. Além disso, as possíveis e diversas contribuições das redes sociais na transmissão da fé e a midiatização da religião, com seu impacto na vivência espiritual, fazem parte das discussões previstas.
Na quinta-feira, 23/7, a jornalista e especialista nas áreas de Ciberteologia e Cibercultura, Aline Amaro da Silva, será assessora do tema “A catequese na era digital, a nova evangelização e geração net”. No dia 24/7, sexta-feira, a doutora em Comunicação e autora de livros nesta área, irmã Joana Puntel, irá tratar sobre “Midiatização da Religião” e “Redes Sociais e Catequese”.
Os outros dois dias, 25 e 26, serão dedicados a temas de atualização catequética. “As novas diretrizes e a catequese” será o abordado pelo professor e mestre em Teologia, Edward Guimarães, e a equipe de catequese do regional fará a apresentação do “Itinerário catequético”, publicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
O evento é voltado aos membros das equipes de coordenação diocesanas de catequese, alunos do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) e pessoas com experiência catequética. A expectativa da Comissão do regional é reunir o maior número de lideranças da catequese das arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo a fim de promover uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da catequese na era digital.

(CNBB/Com informações da arquidiocese de Pouso Alegre-MG)